sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Os líderes narcisistas serão eficazes?

Os líderes narcisistas que exibem carisma e exaltam segurança pessoal (nem todos se manifestam de acordo com este perfil), costumam ser identificados como elementos eficazes nos ambientes de trabalho.
Sem a sua autoridade as “coisas não vão para a frente”, princípio que eles próprios recorrem para legitimar e alimentar a imagem de autoridade.
Serão mesmo eficazes?
O artigo Reality at Odds With Perceptions Narcissistic Leaders and Group Performance, publicado online na Psychological Science, em 19 de Set/2011, conclui que o narcisismo de um líder realmente inibe a troca de informações entre os membros de um agrupo e, assim, afecta negativamente o desempenho do mesmo.
Uma das autoras Barbora Nevicka, refere que os líderes narcisistas são demasiado egocêntricos (e invejosos, digo eu), para facilitar a comunicação e dar valor às opiniões dos outros elementos do grupo.
Na vida política, as pessoas costumam preferir líderes com este perfil para enfrentar as crises, de modo a reduzir as sensações de  incerteza e de stress.
Consultar o  Abstract.

Sem comentários: