domingo, 2 de junho de 2013


Porto Moniz, Piscinas Naturais - foto tirada possivelmente nos anos 50

“O desejo de visitar lugares de infância responde à fantasia inconsciente de verificar que não houve alterações, e ao mesmo tempo que corresponde ao desejo de recuperar esse passado.”
León Grinberg Culpa e Depressão Climepsi

Não sei se será o desejo de recuperar o passado. É a necessidade legítima de estabilidade, na nossa identidade pessoal e na identidade dos lugares, em particular da terra que amamos.

10 comentários:

Anónimo disse...

tenho muitas x esse desejo, passei bons momentos nas férias com os meus avós eram 3 meses vividos no campo rodeada de animais,natureza agora visitar um monte em ruínas deixa-me alguma tristeza y nostalgia...

cristina simões disse...

Saudades das tardes de verão longas e quentes e do cheiro das figueiras e do mar e ...imagine...também do cheiro dos animais. Do passado tenho vontade em recuperar algumas coisas, nem todas. Mas, foram tempos felizes, na casa da minha avó. Hoje também em ruinas.

Anónimo disse...

Cristina pq gostamos tanto das casas dos avós?
A casa da minha avó tinha um cheiro q adorava, adorava a sua comida enfim todo ,o alentejo q tanto gosto mas q tanto me entriste por não ver ali as pessoas q amava q já partiram, partiram cedo de mais...estou a recuperar de um luto,não sei se alguma vez vou voltar a ser mesma, a pessoa q perdi era muito importante na minha vida, foi de um dia ao outro,as mortes repentinas deixam vazios enormes...estou a fazer psicoterapia para recuperar, ás x penso nada me faz recuperar uma perda tão grande, q só o tempo ajudará a conformar-me se alguma vez me conformar, não tenho outro remedio... mas debitar, falar da pessoa faz-me bem alivia-me a mente... por isso lhe pedi um post com testemunhos com sucesso...numca pensei em fazer psicoterapia mas atingi um ponto q precisei de ajuda, á noite não dormia simplesmente perdi o sono, e muitos outros sintomas de depressão, estou a fazer psico. á 5 meses estou melhor tenho dias... o sono voltou mas só durmo 4/5 horas com ajuda de medicamentos, a psicoterapia é um monólogo q numca tem fim, temos sempre algo para contar e fica sempre algo por dizer...por isso entendo as longas psicoterapias, é entrar num poço sem fundo...

cristina simões disse...

Por vezes é preciso muito tempo para regenerar coisas que vinham mal há anos.
Fique bem

Anónimo disse...

Cristina concordo completamente consigo...posso fazer-lhe uma pergunta? está no direito de não responder compreendo... é psicóloga?

cristina simões disse...

Sim, sou psicóloga (área cliníca e área do trabalho), e tenho outros interesses para além dela. Mas por razões talvez inexplicáveis, é a única área que não só me deslumbra, como tenho interesse em aprofundar conhecimentos. Ajuda-me a viver. Pela pintura só me deixo fascinar.
Fique bem e obrigada pelo seu interesse.

Anónimo disse...

Obrigada Cristina :),no meu caso a psicologia entrou numa etapa menos boa da minha vida, mas q me deslumbro ,cada vez mais tenho interesse em aprofundar conhecimentos faço imensas pesquisas, imprimo artigos como se fosse o unico meio para fomentar o meu bem estar interior, na verdade este tema dá-me algum conformo no meu desconforto...

" Somos a relação com o outro, aquilo q a relação fez"

Tenho a certeza q sabe quem disse esta frase, estou a terminar de ler um livro inspirador o próximo q vou comprar será Vária. Existo porque Fui Amado

Parabéns pelo blog

cristina simões disse...

compreendo. O que nos move é aumentarmos â nossa consciência sobre nós mesmos e sobre as coisas para podermos perceber melhor tudo isso. é um trabalho muito individual. mas dá conforto.

Anónimo disse...


Cristina é isso mesmo, saber q existem pessoas q nos tentam compreender, ajudar, aumenta a nossa resistência psiquica, é sentir q não estamos sós , o meu psicanalista já entrou no meu utero mental, todos os dias falo com ele mentalmente faço a minha psico.os livros são um complemento q me ajudam a compreender melhor como deve ser feita a psico. e para q serve!!
Só assim consigo libertar-me e contar o q antes numca foi dito...são coisas banais mas q deixaram sequelas ,com a perda da pessoa aprofundaram-se ainda mais!
Sentimentos de culpa, de não ter feito isto ou aquilo, culpa de ter sido fria quando no meu intimo não o era, agora é tarde para refazer o q devia ter sido feito durante anos...só espero q a psicoterapia me ajude a crescer e não a viver num passado já sem retorno...

cristina simões disse...

Fique bem
obrigada pelo seu comentário.