quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Desejar e não querer


Sarazhin Now here

Desejar e não querer 
Desejar e querer
Não desejar e não querer 
Não desejar e querer 

São os espaços onde tudo acontece, a existência, que às vezes se expande, outras recua, ora em função do desejo, ora em função do dever, numa entrega de violenta a mansa, nem sempre consciente.
Não se  pode viver à parte em uma outra condição alternativa, livre de sonhos, isenta da necessidade humana de desejar. Despedir-se do desejo seria a morte psíquica. Não se sobrevive no vazio.

Anabela Mota Ribeiro questiona o psicanalista Jaime Milheiro, sobre o desejar e não  querer estar em reunião familiar no Natal:

Anabela Mota Ribeiro: O que é isso de desejar e não querer?
Jaime Milheiro  (psicanalista): “Desejava ter uma reunião familiar, desejava ter um sentimento de ligação com as pessoas significativas da história da minha vida, mas as circunstâncias são de tal forma impeditivas disso que não quero.” A pessoa deseja mas acha melhor não cumprir esse desejo em função das circunstâncias. Não nega o desejo. Na expressão que usou há pouco [“As festas, o Natal, só espero que passem depressa”] as pessoas negam o desejo. Dizer que não tem desejo de reunião é desumano, é negar o lado humano, é voltar ao computador. Quem não desejar isso, ou já deu em serial killer, ou já morreu."

A entrevista completa está no site de Anabela Mota Ribeiro:

Sem comentários: