quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Autoestima é autodisciplina


Casa da Sorte, Rossio - Lisboa

Se nos sentimos válidos, sentimos que o nosso tempo é valioso, e se sentimos que o nosso tempo é valioso, queremos utilizá-lo bem.”
M.Scott PecK O caminho menos percorrido Sinais de fogo
Depois das férias, vem a pretensão de definir um propósito que possa ajudar a tirar o que não importa.
Como a gestão do tempo que dispomos é assunto central nas nossas vidas, os meus carrascos internos dizem-me que esta vontade talvez aconteça por estar stressada e sem disposição para estar com certa pessoa ou em tal situação.
Como se sabe se isto ocorre por stress, ou por outras razões ligadas ao processo de envelhecimento, como se nos estivéssemos a despedir da desalinhada avidez da juventude? Ou será uma manifestação de autoproteção, por me considerar com valor e por tal, evitar expor–me a determinados acontecimentos?
Dependerá da firmeza do que queremos ser. A sensação de segurança identitária ajuda a que nos disciplinemos ao ponto de tomarmos conta de nós, e que utilizemos melhor o nosso tempo e investimentos. Sobrará mais para o novo e para o bom, pelo que, progride a par da libertação psíquica.
É uma estrada longa. Tempo sobre tempo, é anúncio de amor-próprio que se encontra na maior utilidade que damos às nossas escolhas.

Sem comentários: