quarta-feira, 12 de março de 2014

O significado da Serpente

Raphael Adão e Eva

“Essas energias não têm nome, nem rosto, nem laços e foram exteriorizadas como tais a fim de o seu poder ser aliviado. É assim que Adão, no Paraíso Terrestre, dá nome a todos os animais que lhe serão submissos e habitam o jardim- são as forças conscientes que denominámos ao nomeá-las nós próprios – mas haverá a serpente anónima que surgirá dos campos não cultivados, em direção ao Jardim do Paraíso…
Essas forças inconscientes não se instalam somente enquanto fantasmas em local fechado (o que, enfim, seria um mal menor); elas vêm tal como a serpente, infiltrar-se nos jardins cultivados, onde agem e fazem agir. Já dissemos: aquele que não toma consciência da sua realidade psíquica, age-a então forçosamente nos outros; ele utiliza o meio circundante para regular no exterior de si mesmo as suas próprias tenções, no exterior de si, querendo com isso dizer, em detrimento do lugar e da existência dos outros.”
Nicole Jeammet O ódio necessário Editora Estampa


O que diz a ciência sobre a necessidade de se reconhecer o que se está a sentir, no artigo Mindfulness: Is it a fad or a powerful life-changing coping skill? A look at the science, aqui

E também o artigo "This the  personality trait rhat most often predicts successaqui

Sem comentários: