“Antes de diagnosticar a si
mesmo com depressão ou baixa auto-estima, primeiro tenha a certeza de que não
está, de fato, cercado por idiotas” Freud
Não posso confirmar, para
já, se esta afirmação pertence a Freud, mas é um óptimo concelho, sobretudo
porque apela para a necessidade de interpretarmos os contextos da nossa vida e os papeis dos diferentes atores, antes de nos culpabilizarmos pelo mau ambiente (no trabalho...). Identifica também, o responsável por esse ambiente - o idiota - e o efeito que tem na nossa saúde mental.
Assim, idiota é todo aquele, que de um modo persistente, intencional ou não, retira a energia e a auto-estima das pessoas, seja em que contexto for (casa, trabalho, vida social…).
Assim, idiota é todo aquele, que de um modo persistente, intencional ou não, retira a energia e a auto-estima das pessoas, seja em que contexto for (casa, trabalho, vida social…).
Para se libertar dos efeitos
destas relações abusivas, deverá ter um plano, com base em alguns
princípios básicos (para simplificar):
- Ser capaz de identificar os idiotas – são detectados pelo ataque à auto-estima e à energia vital do outro.
- A culpa do comportamento do idiota, não é sua;
- Acreditar que ficará bem, passada a tormenta.
- Mude a forma como vê a situação: evite a auto recriminação e o modo como até aqui interpretava e justificava o seu comportamento e o do outro - analise o seu pensar.
- Desenvolva uma atitude de indiferença e desapego emocional (desligar emocional): significa auto preservar-se, que poderá passar por baixar as expectativas e a não se preocupar (tanto) com as coisas.
- Tente obter pequenas vitórias: escolher batalhas com possibilidade de alcançar sucesso.
- Limite a sua exposição: irá descobrir como fazer isto. Poderá passar por evitar opinar, participar em reuniões, encontros sociais…
- Construa bolsas de segurança, apoio e sanidade mental: está ligado ao item anterior, incluí o estabelecimento de novas relações sociais e/ou profissionais, alterações nos espaços de convívio e nas rotinas…
Robert Sutton* Sobreviver nas empresas - Aprenda a lidar com um mau ambiente de trabalho. Editora Actual
Sem comentários:
Enviar um comentário