quinta-feira, 10 de julho de 2014

Robert Sutton: Sobreviver nas empresas


“Antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa auto-estima, primeiro tenha a certeza de que não está, de fato, cercado por idiotas” Freud

Não posso confirmar, para já, se esta afirmação pertence a Freud, mas é um óptimo concelho, sobretudo porque apela para a necessidade de interpretarmos os contextos da nossa vida e os papeis dos diferentes atores, antes de nos culpabilizarmos pelo mau ambiente (no trabalho...). Identifica também, o responsável por esse ambiente - o idiota - e o efeito que tem na nossa saúde mental.
Assim, idiota é todo aquele, que de um modo persistente, intencional ou não, retira a energia e a auto-estima das pessoas, seja em que contexto for (casa, trabalho, vida social…).

Para se libertar dos efeitos destas relações abusivas, deverá ter um plano, com base em alguns princípios básicos (para simplificar):
  • Ser capaz de identificar os idiotas – são detectados  pelo ataque à auto-estima e à energia vital do outro.
  • A culpa do comportamento do idiota, não é sua;
  • Acreditar que ficará bem, passada a tormenta.
A partir destas premissas, mais fácil é agora, elaborarmos o PLANO DE DESINTOXICAÇÃO:
  1. Mude a forma como vê a situação: evite a auto recriminação e o modo como até aqui interpretava e justificava o seu comportamento e o do outro - analise o seu pensar. 
  2. Desenvolva uma atitude de indiferença e desapego emocional (desligar emocional): significa auto preservar-se, que poderá passar por baixar as expectativas e a não se preocupar (tanto) com as coisas.
  3. Tente obter pequenas vitórias: escolher batalhas com possibilidade de alcançar sucesso.
  4. Limite a sua exposição: irá descobrir como fazer isto. Poderá passar por evitar opinar, participar em reuniões, encontros sociais…
  5. Construa bolsas de segurança, apoio e sanidade mental: está ligado ao item anterior, incluí o estabelecimento de novas relações sociais e/ou profissionais, alterações nos espaços de convívio e nas rotinas…
Encontra tudo isto e muito mais, neste guia de sobrevivência  do mundo do trabalho, através do  qual irá aprender a identificar  os idiotas certificados (nas palavras do autor) e como lidar com eles:


Robert Sutton* Sobreviver nas empresas - Aprenda a lidar com um mau ambiente de trabalho. Editora Actual

Professor na Universidade de Stanford

Sem comentários: