quinta-feira, 20 de maio de 2010

Eco e Narciso


Eco, a Ninfa dos bosques, um dia vê Narciso e apaixona-se instantaneamente por ele. Eco, como o seu nome indica, limitava-se a repetir as ultimas palavras que ouvia. Um dia, Narciso perde-se nos bosques e chama pelos seus amigos “Vinde a mim”. Eco, ao ouvi-lo repete ”A mim”. Narciso volta-se e foge Prefiro morrer a deixar que me tocasses”. Conta-se que Eco morreu lentamente, devido à humilhação.
Nesta ultima afirmação de Narciso, está uma defesa narcísica: o negativismo, pelo qual Narciso afirma que é ele quem manda, que é ele quem não se submete ao desejo do outro. Julgo possível também atribuir, esta atitude, ao sadismo, presente muitas vezes, nestas personagens – dão pouco para estimular a dependência. Contudo, Eco submete-se, enquanto Narciso rejeita-a. São os dois, personalidades narcísicas, embora à partida pareçam distintas.

Interesso-me por este tema do narcisismo. Costumo ler, um livro ou outro – tenho os meus favoritos - mas em Narcisismo de Jeremy Holmes, pela primeira vez, deparei com uma definição deste transtorno apresentado em dois modelos clássicos: negligentes e hipervigilantes, com base em Glenn Gabbardo. A compreensão destes dois modelos de indivíduos narcísicos, é importante para compreendermos a relação entre Narciso e Eco.
Os indivíduos narcísicos negligentes, são descritos como exibicionistas, que alimentam ideias de grandeza, de aparência agradável, representado no mito, por Narciso. Os hipervigilantes são tímidos, inibidos e centrados em si próprios, autodepreciativos, representados por Eco.

Na história deste amor (narcísico)*:

Narciso é intocável; Eco alimenta eternamente o desejo de estar nos seus braços.

Narciso só pensa em si próprio e é de um egoísmo implacável; Eco só pensa nele, e a sua auto-estima permanece frágil até à morte.

Narciso não se identifica com os outros, só se ouve a si; Eco não tem opinião própria.

Em suma, tanto Eco como Narciso escolheram uma pessoa incapaz de satisfazer um único desejo ou necessidade do outro - não conseguem dar nem receber amor - não são capazes de uma verdadeira troca emocional. Por estas razões, vivem um amor narcísico, porque nenhum dos dois é capaz de conhecer ou amar o outro.
Penso que Eco foi a ultima namorada de Narciso, visto este ter morrido nas águas do lago enquanto admirava a sua imagem. Caso contrário, teria partido em busca de outra Ninfa, mais perfeita, que confirmasse (espelhasse) o quanto ele tem valor (e o quanto ela não interessa – é simplesmente tolerada).

*Narsicismo de Jeremy Holmes, Almedina

Sem comentários: