sábado, 22 de maio de 2010

A Sociedade Invisível

A Sociedade Invisível
Daniel Innerarity
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 236
Editor: Editorial Teorema

O livro A Sociedade Invisível, do filósofo Daniel Innerarity, apresenta orientações filosóficas para compreendermos as recentes sociedades que são não polarizadas ideologicamente, têm fronteiras menos definidas e interacções sociais que se expressam para além do visível, como seja, o acesso a uma realidade virtual.

A proposta do filósofo Daniel Innerarity é pensar a sociedade, em vez de ser palco de conflitos de poder e de propriedade, a considerar um enorme combate pela atenção, sendo o terrorismo um exemplo paradigmático. Justifica-se uma Sociologia da vaidade – a investigação sobre a necessidade de cada um se dar a conhecer, como refere.
O papel da filosofia seria uma forma de espionagem nestes cenários complexos, ao considerar que, para “compreender a realidade social é preciso aceitar que os dados e os factos não valem praticamente nada; os conflitos sociais são guerras hermenêuticas, disputas de interpretação”.

Daniel Innerarity nasceu em Bilbau, em 1959 é Doutor em Filosofia e Professor da Historia da Filosofia na Universidade de Zaragosa.
O seu livro A Sociedade Invisível, publicado pela Teorema recebeu o Prémio Espasa Ensaio 2004; o Prémio de Ensaio Miguel de Unamuno; o Prémio Nacional de Literatura (Ensaio).


Sem comentários: