terça-feira, 17 de julho de 2012

O lugar e o papel esperados

Josef Fischnaller

A propósito das declarações de D. Januário Torgal Ferreira sobre os políticos corruptos, fiquei a pensar se as mesmas seriam uteis para a nossa vida pública, porque são generalistas. 
Para além da opinião que possamos ter, a mãe de todas as verdades da política está no texto que se segue, cuja ideia geral é - o poder, só tem o poder que a gente quer - o que remete para a nossa vigilância e luta pelo aperfeiçoamento das condições de controlo dos atos políticos. Para nos precavermos. Não esquecendo que os responsáveis pela situação em que nos encontramos, são os que estão no topo das organizações privadas e públicas.
“M. Berger pensa que os homens de estado são narcísicos.
Modularei o seu ponto de vista, dizendo que não é a pessoa do político que convém designar de narcísica; é a função que cria as condições favoráveis para que ele o seja, a partir dos seus traços de personalidade. Toda a nação o deseja inconscientemente. Se os políticos gostam tanto de conduzir, é também porque nós sobrevalorizamos essa tarefa. O que conta aqui é o lugar e o papel esperados e não o desejo individual, diria um terapeuta de grupo.”
Alberto Eiguer Pequeno Tratado das Perversões Morais Vértices




Sem comentários: