quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A técnica exibicionista



No filme de James L. Brooks , Melhor é impossível, Melvin Udall (Jack Nicholson), é um escritor com transtorno obsessivo compulsivo, arrogante e pouco sociável. Melvin tem este diálogo com uma secretária:

Ela: Você não tem ideia, do que a sua obra significa para mim. Como escreve mulheres tão reais?
Melvin: Eu penso num homem e tiro dele a razão e a responsabilidade.

O que pretendo ilustrar com este diálogo é a estratégia utilizada por Melvin, que corresponde a uma técnica de se revelar ao outro de um modo empático com a condição humana - pela escrita, no seu caso - desde que não envolva o contacto direto com as pessoas.
É um faz de conta, em que se exibe uma imagem de sociabilidade mas escondem-se dificuldades afetivas e  relacionais. 
Utilizada pelos indivíduos introvertidos, se esta explicação lhe faz sentido, pense nos múltiplos exemplos observados no meio social, profissional e virtual, em que estão presentes um sentimento (por vezes, secretamente escondido) de superioridade, um desinteresse pelo outro, a par de uma exclusiva preocupação por si próprio, e no entanto, exibem-se  manifestações com a intenção de fazer crer o oposto.

A  técnica exibicionista por Ronald Fairbairn:
… a atracão pelas atividades literárias ou artísticas em indivíduos com propensão esquizoide* deve-se em parte ao facto de que estas atividades fornecem um meio exibicionista de expressão, sem envolverem contacto social direto. O significado da exploração do exibicionismo como uma defesa reside no facto de que representa uma técnica para dar sem dar, por uma substituição de "mostrar" por "dar. in Estudos Psicanalíticos da Personalidade, biblioteca de psicanálise

* Esquizoide corresponde ao conceito de individuo introvertido para Carl Jung
Ronald Fairbairn (11 de agosto de 1889 - 31 de Dezembro de 1964) foi psiquiatra escocês e psicanalista.

Sem comentários: