quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A raiva

A psicologia social é das disciplinas que estuda esta emoção, a ira. Autores como Novaco, definem-na como “uma resposta emocional intensa à provocação, que tem não só componentes nervosos centrais e autónomos, mas também cognitivos”. Desta definição, podemos depreender que a gestão da ira, está dependente de muitos factores, desde os níveis de stress, até ao modo como nós interpretamos as situações e o comportamento das outras pessoas.

Sendo a ira uma emoção normal, torna-se prejudicial quando as nossas reacções (explosões emocionais – gritos, ofensas., violência física…), ferem os outros, e causam-nos alterações fisiológicas (ritmo cardíaco acelerado…), à mistura com sentimentos de culpa que fazem tanto mal.

Especialistas na ira, tais como Jerry Deffenbacher e Charles Spielberger, além de investigarem os processos que a caracterizam, construíram instrumentos de avaliação, e programas, com o objectivo de aumentar a eficácia das pessoas no controlo da própria emoção.

Há resultados interessantes dessas investigações: não parece proveitoso a constituição de grupos de apoio para troca de experiências (de explosões emocionais); não é saudável estimular o “deitar tudo cá para fora” (porque somos pessoais frontais, como muita gente se justifica). Qualquer uma destas situações, provoca o aumento dos níveis de ira. À semelhança, quando se é agressivo, dá vontade de repetir – é aditivo. O adequado, é aprender as técnicas de auto-regulação que podem começar pela auto-compreensão.

Mas, na verdade, tudo se resume na nossa capacidade de contenção, que se baseia na empatia - de sermos capazes de nos colocarmos no lugar do outro, e de o vermos como uma parte de nós.

Para nos ajudar na auto - compreensão, uma psicóloga, Lynne Namka, autora do seguinte texto:

Viver a vida sempre na defesa, não é divertido. As pessoas que são propensas à ira, têm um padrão definido de crenças, atitudes, expectativas e comportamentos. É triste, mas é verdade, quanto mais você tem as seguintes características, mais irritado você será:

1. Uma necessidade insaciável de estar certo.
2. Um profundo medo de estar errado.
3. A elevada necessidade de controlar os outros.
4. A incapacidade de dizer "não sei" e "Eu estava errado".
5. Medo de ouvir novas informações que ameaçam a sua opinião.
6. O medo de se deixar levar.
7. A necessidade neurótica de sempre ser visto como forte e poderoso.
8. Orgulho em ser sempre racional e lógico.
9. Desconfortável com expressão dos sentimentos.
10. O medo de ser vulnerável.
11. Temor e grave desconforto de ter sentimentos ruins.

A gestão da ira, como uma das competências sociais a trabalhar em contexto educativo, um livro:

Competências Sociais
Aspectos comportamentais, emocionais e de aprendizagem
João A. Lopes, Robert b. Rutherford, M. Conceição Cruz, Sarup M. Mathur, Mary M. Quinn
Edições Psiquilibrios

Tem indicações de técnicas de auto-diálogo; de estratégias de resolução de problemas; e de técnicas de relaxamento, para lidar com a ira.

O site da APA sob o assunto: ww.apa.org/topics/anger/control.aspx






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