terça-feira, 30 de março de 2010

Experiência óptima



Lembra-se daqueles momentos na vida, em que o tempo pára?
Estava tão absorvido no que estava a fazer, que não deu pelo esforço, e nem consegue explicar como foi capaz de atingir o resultado.
É como passar a uma realidade alternativa – o corpo desaparece, a identidade desaparece e a existência fica temporariamente suspensa.
Descreve assim, estas experiências de Flow, que podemos traduzir por fluxo ou fluir, o seu investigador, o psicólogo húngaro-americano Mihaly Csikszentmihalyi, um dos fundadores da Psicologia Positiva.
Há pessoas que atingem estes estados de harmonia, no trabalho, ou quando investem em actividades culturais, desportivas, sociais, culinárias, jardinagem, ou em outras áreas.
Costumamos associar a experiências deste tipo, aos estados de relaxamento e de êxtase, ou até ao estado amoroso. Mas, embora tenha muito em comum com a intimidade espiritual dos apaixonados, as investigações têm-se centrado nas actividades do nosso dia -a -dia.
Estas experiências de Flow, não são banais, iguais às da nossa rotina diária. Têm características próprias. Dão-lhe uma sensação de competência, de ter sido capaz. Mas também desafiam-no a ir mais longe. Costuma ficar absolutamente concentrado no que está a fazer. Não suporta ser interrompido, e o resultado é imediato. Agrada-lhe. Sente-se orgulhoso dele.

Por estas razões, são muito apelativas para os jovens. Pelo que, estes devem ser estimulados a descobrir actividades que lhes facultem esta gratificação, que é capital psicológico, de qualidade superior ao simples prazer. São assim, a chave para a felicidade autêntica e duradoura, porque dá à pessoa que as vive, um sentimento de utilidade e sentido de vida.
Outro autor da Psicologia Positiva, David Myers, também considera que, para a felicidade contribuem as experiências de Flow, assim como as relações afectivas satisfatórias, traços de carácter (optimismo, coragem, humor…), e sentido de pertença à comunidade.
As características de uma experiência Flow, são:
- Focalização da atenção em um nº restrito de estímulos;
- Sensação de controlo e competência;
- Desafio (que controla);
- Existência de objectivos claros;
- Resultado imediato.

Exercício de Flow:
Tente ocupar as suas férias da Páscoa com actividades desta natureza, e repita a experiência, se possível, sempre que possa. Perante a actividade que escolheu, avalie se:
- Sentirá prazer em realizá-la?
- Contribui para o seu crescimento como pessoa?
- Aproxima-se dos seus objectivos?
- Combina com os seus talentos?
- Permite-lhe esquecer as preocupações do dia-a-dia?
Se tem paixão pela actividade que escolheu, quanto mais a realiza, melhor será o seu desempenho e mais facilmente irá ampliar a sua intuição e espiritualidade.
Assista à conferência (com tradução para português) de Mihaly Csikszentmihalyi sobre este tipo de experiências, em:

Foto: cristina simões












Sem comentários: