segunda-feira, 29 de março de 2010

Projectar no filho


Quero falar-te de um assunto, para te ajudar a compreender o teu pai.

Mostro-te uma cena do filme “A Leste do Paraíso”, que ilustra o assunto que pretendo abordar. Sei que nunca o viste, e que, possivelmente não faz o teu género. No filme, o autor James Dean, na personagem de Cal, diz por fim ao pai, que só agora compreende porque este não o amou - porque ele (Cal) era parecido com a mãe. E, o pai tinha amado esta mulher, com um amor que ele renegava, pelo facto de ela ser uma senhora pouco respeitável. O pai de Cal considerava-se um homem decente.
O que o pai  fez, foi rejeitar o seu sentimento – o amor pela mãe de Cal – sem ter consciência disso. Mas fez mais, projectou no filho, isto é, colocou no filho esse sentimento penoso, através da rejeição, ou desamor pelo próprio filho. Acredito, que te parece uma ideia confusa. E, nem te disse, que se trata da identificação projectiva descrita por M. Klein (psicanalista).
Mas o que te quero dizer, é que, quando o teu pai não aceita as tuas dúvidas, ou inseguranças, e tu pensas que ele não gosta de ti e não te compreende, o que ele não aceita são as dúvidas e inseguranças dele próprio, ou as lembranças de ter sido desvalorizado, ridicularizado ou mesmo batido pelo teu avô, nos momentos em que estava, como tu, mais vulnerável e a necessitar de apoio. É como se tivesse jurado a si próprio, que nunca mais haveria de ser fraco, ou colocar-se à mercê do outro. Possivelmente por isto, não suporta as tuas fragilidades e não reconhece o teu valor. Compreendes?

Sem comentários: