Pirâmide das Necessidades de Maslow
Maslow organizou uma pirâmide das necessidades humanas. Esta hierarquia das necessidades (de acordo com a imagem), tem como princípio: enquanto as necessidades inferiores não estiverem satisfeitas na vida (as necessidades básicas de água, comida, sexo…), não tem importância para essa pessoa as necessidades superiores (as ligadas à realização pessoal).
Desconfiei sempre desta pirâmide. O meu argumento principal é que o amor é uma necessidade básica. Mas Maslow não pensava assim.
A recente investigação da equipa de Ed Diener, ligado à Ciência da Felicidade, teve por objectivo pesquisar os ingredientes da felicidade à volta do mundo, tendo por base esta proposta de Maslow.
Os pesquisadores descobriram que a diversidade das necessidades não é universal, e a hierarquia pouco importa. Ou seja, uma pessoa pode relatar ter boas relações sociais e isso contribuir para a sua satisfação na vida, mesmo não tendo as necessidades básicas satisfeitas.
A investigação de Louis Tay, Ed Diener. Needs and subjective well-being around the world, encontra-se publicada no Journal of Personality and Social.
Para saber mais, a página da Science Daily , e a da Universidade de Illinois, aqui.
Um resumo da Teoria das necessidades, aqui.
Um resumo da Teoria das necessidades, aqui.
Imagem retirada daqui.
4 comentários:
Adoro estas matérias! Estudei a pirâmide de Maslow ligada à teoria da motivação na cadeira de Sociologia.
Eu só publico as coisas que me interessam e é bom saber que há alguém com afinidades connosco.
E um post sobre a psicanalise do Conto do Barba Azul?
Seria desafiante, mas o livro A Psicanálise dos Contos de Fadas de Bruno Betteheim contém uma interpretação psicanalítica do Conto do Barba Azul: " a mulher como prova de confiabilidade, não deve indagar dos segredos do homem." Poderá aceder a esta obra, através do post “Os ciúmes de Branca de Neve” na etiqueta "Branca de Neve e os Sete Anões" ou fazer o download da net, ou comprá-lo numa livraria. Mas quem sabe...um dia posso pensar neste conto.
Obrigada pelo seu interesse.
Enviar um comentário