Cinemagraphs Gifs de Jamie Beck
Consideremos um rosto e, nesse rosto, um sorriso. O sorriso pretende ser amigável, mas, apesar disso, apercebemo-nos de um não sei quê que nos revela exatamente ao contrário: esconde uma profunda antipatia, hostilidade até. Mas só um olhar atento capta este afastamento entre aquilo que o sorriso pretende exprimir e aquilo que realmente exprime. Este afastamento é apercebido graças às pequenas perceções: é um sorriso imperceptivalmente hipócrita. José. N. Gil, Les Enjeux du Sensible. Revista Chiméres, nº 39
Os nossos encontros são feitos destas pequenas perceções e das outras que nos fazem sentir verdadeiramente acompanhados.
São detalhes mínimos da comunicação que pertencem ao reino do indizível e do íntimo. Falar deles a alguém, é uma experiencia solitária.
Devíamos dar mais valor às pequenas perceções. Os nossos pensamentos sobre as pessoas nascem desta essência afetiva.
5 comentários:
gOSTO MUITO DAS SUAS "PEQUENAS PERCEPÇÕES"...da sua subtiliza e profundidade...Não resisto a manifestar-lhe a minha ...gratidão?
Acho que é por isto, por aliar a ética e a estética no aprofundamento da psique humana...
rleonor
Olá Rosa Leonor
Muita generosidade sua. Como não costumo materializar com possíveis exemplos de vida, de modo a que as pessoas, de acordo com as suas experiências, se possam reconhecer, é sempre duvidoso saber se encontram sentido nas minhas palavras. É reconfortante saber.
P.S.(o comentário que removi é da minha autoria- tinha uma frase incompleta)
Fique bem
Vim ler os últimos posts do seu blog e, a propósito de Valter Hugo Mãe, acabei de ler "o remorso de baltazar serapião" que gostei bastante de ler e recomendo. Tem enquadramento no ambito neste blogue e dá uma ideia de quão incalculável é a imperfeição.
;)
Agradeço a recomendação. Possivelmente vou começar, então por essa obra.
A escolha do título deste meu blogue, teve a ver com essa consciência de que fala.
Obrigada
Enviar um comentário