quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Devaneios



Filme: The Others
Realizador: Alexandro Amenábar
Ano: 2001

O filme decorre durante a II Guerra Mundial. Grace interpretada por Nicole Kidman vai viver para uma enorme mansão soturna, com dois filhos pequenos. Passado algum tempo, tanto elas quanto as crianças convencem-se que a casa está assombrada.
Este pequeno vídeo, retrata uma tentativa de Grace para enfrentar e resolver esta situação, ao procurar os fantasmas ou almas de outro mundo num dos muitos quartos fechados da mansão. Não consegue encontra-los.
Os seus medos têm outras manifestações. A mais exuberante é andar com um molho de chaves de modo a que os quartos estejam sempre fechados e as cortinas corridas, para evitar que filhos não possam ver a luz do sol, por acreditar que são fotossensíveis.
Mas a realidade é que tanto ela como as suas crianças, e a criadagem, são os verdadeiros fantasmas. Já morreram há muito. As crianças foram até assassinadas por Grace, num ato de desespero.

Este filme bem pode ser como uma metáfora àquelas situações em que expulsamos para o interior de outra pessoa o mau que recusamos a nós próprios, a fim de prejudicarmos essa pessoa, e ao mesmo tempo, para a controlarmos como parte de nós. E sentimo-nos aliviados por isso. Não somos já nós que sofremos, é o outro.
O filme poderá também representar como os nossos medos podem provocar a nossa rejeição, o que nos  garante que afinal, a vida é tal qual como a tínhamos previsto.
Mas também podemos atribuir a outra pessoa o nosso lado bom, imaginando que ela nos quer só bem, ou que nos ama, o que mais tarde desiludidos, nos apercebemos quão enganados estávamos.
O que acontece é que quando projetamos sobre o outro, maciçamente, as construções da nossa mente, deixamos de o ver, ele deixa de existir e no lugar dele ficam as nossas projeções (Amaral Dias*), ou sejam, os nossos devaneios, digo eu.

Palavra-chave: Identificação projetiva
*C. Amaral Dias Costurando as linhas da psicopatologia Borderland (estados-limite) Climepsi

Sem comentários: