domingo, 10 de junho de 2012

Podemos chamar psicopata a uma criança de nove anos?


Fazem birras com uma intensidade que ultrapassa o razoável. Mas também sabem esperar pelo momento certo para retaliar. E parecem imunes às emoções que provocam nos outros. Chamam-lhes crianças duras-indiferentes e podem tornar-se adultos violentos (Elinor Carucci ).
"Normalmente, quando um menino de dois anos empurra a sua maninha mais nova e ela chora, e os pais ralham, essas reacções fazem o miúdo sentir-se desconfortável", "E esse desconforto impede-o de o repetir. A diferença com os miúdos duros-indiferentes é que eles não se sentem desconfortáveis. Por isso não desenvolvem a mesma aversão ao castigo ou à experiência de magoar alguém." “É em parte o que leva as crianças pequenas a portarem-se bem” Dan Waschbusch, - investigador da Universidade Internacional da Florida.
Ou seja, apresentam "três pontos principais - primazia do agir, ausência de conflito, incapacidade de transferência - parecem definir não só um comportamento, mas também uma organização específica que fica inscrita desde muito cedo"  Jean Bergeret. Como refere Robert Hare "A psicopatia na infância é pura realidade."
O artigo de Jennifer Kahn “Can You Call a 9-jears - Old a Psychopath” no The New York Times, aqui.

 Paul Bloom - professor de psicologia na Universidade de Yale:

Sem comentários: