domingo, 27 de janeiro de 2013

O que é saber amar

Begas Pan reconfortando Psyche

“A criança parece ter descoberto dentro de si uma capacidade de preocupação, bem como a convicção de poder emendar as coisas. A criança aprendeu a amar e acredita no amor. “ (Citação a propósito da análise da Opera L enfant et les Sortiléges)
Nicola Abel - Hirsch  Eros Almedina
Foi com uma certa incomodidade que atribuí o título a este post, por parecer desprovido de uma visão da complexidade das relações humanas. Esta espécie de pudor está ultrapassada.
A consciência das interações humanas não desaparece na aparente simplicidade: a capacidade de preocupação e a capacidade de reparação são as bases do amor, da amizade…
É a identificação para fins empáticos sem a qual não se cria esse tipo de vínculos. E atrevo-me a dizer, na sua ausência, há  um simulacro de ligação que contém em si uma fria sociabilidade mas que não confere crescimento.
Pode-se ser inábil na atitude de preocupação pelo outro. Pode-se ser desajeitado nas estratégias de emendar as coisas. Mas acreditar no esforço e na intenção dos gestos, afinal de contas, é a diferença entre continuar ou não continuar a investir na relação.

Sem comentários: