quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Resiliência

Foto: C. S

Foi em tempos um vaso de fetos (???). Um dia, por acidente partiu-se, mas nem por isso resultou na morte da planta. Teve algumas dificuldades iniciais de adaptação. Sobreviveu. Está mais bonita. E, a nova situação, empoleirada sobre o tronco de uma árvore, dá-lhe dignidade - é Resiliência. 

Não se pode gostar do filho, tem de apostar nesse filho. Não chega a empatia para o descobrir; precisa de responder, dar resposta complementar à necessidade do sujeito dependente e imaturo.”
Coimbra de Matos (psicanalista), Vária- Existo porque fui amado. Climepsi editores

Amar um filho, envolve sobretudo ser capaz de dar sem contar com o receber - um dos maiores problemas para os pais narcísicos.

Resiliência tem que ver com a capacidade de um indivíduo para ultrapassar os traumatismos e construir-se apesar das feridas. Está naturalmente relacionada com o amor por um filho, porque os pais podem ajudar as crianças a lidarem, de um modo bem sucedido, com as situações mais diversas, desde as adversidades, tais como problemas familiares, doenças, ou com os pequenos, grandes problemas do dia a dia.

Aqui ficam algumas maneiras de promover resiliência nas crianças:

Pense positivo: as crianças precisam de ouvir os pais a pensar em voz alta de modo positivo, e a manifestarem determinação em lidar com as tarefas. Deste modo, ensina-se às crianças um sentimento de poder e promessa.

Expresse amor e gratidão: não coloque a criança em situação de ter que adivinhar através dos seus sinais ambíguos, se a ama ou não. Os elogios devem ocorrer mais do que as críticas. Crianças e adolescentes que são amados e apoiados, aprendem as expressar as emoções positivas e negativas. Facilite a expressão de todas as emoções, até mesmo as negativas. Ela tem direito a elas. E, ao expressá-las, dá à criança a confiança que o "lado negro", que todos temos, é aceite, sem que isso destrua  o vínculo que a une aos pais. Os pais que ajudam as crianças a se tornarem conscientes das emoções, de um modo apropriado (ex: verbalizando a tristeza se repara que a criança está triste, a alegria, se está alegre…), ajudam-nas a lidar com os eventos da vida, dando-lhes competência.

Viva de modo saudável: dê à criança uma vida saudável, com rotinas, hábitos alimentares saudáveis, sono adequado, exercício físico, actividades nas quais elas se possam expressar (mesmo que você fique… horas à espera que a actividade termine). O exercício regular, em conjunto com a atenção que dispensa à criança, e com o seu estímulo, em tudo em que ela se envolve de positivo, diminui as emoções negativas de ansiedade, raiva e depressão.

Competência académica: assegure-se que crianças e adolescentes alcançam competência académica. Mas não seja demasiado exigente. E, se o for, questione-se sobre os seus motivos, ou qual a personagem mais importante nessa cena, você e os seus interesses ou o seu filho – basta olhar para o seu interior sem medo do que possa encontrar.

Expressões: dê importância à necessidade da criança se exprimir através de actividades musicais, artísticas, desportivas, ou outras, mas não exagere no tempo dispensado para elas.

Amigos: ter amigos e ficar ligado aos amigos e entes queridos, pode aumentar a resiliência.

Por último, com as crianças: evite ironia, sarcasmo, paradoxos. Use e abuse da serenidade e de uma palavra de conforto.

Adaptado de:



Se trabalha com jovens a nível da promoção do bem-estar, neste site, tem disponíveis recursos nesta área, e pode fazer o download gratuito de manuais (em língua inglesa) de:

- Bem -estar
- Resiliência (comunicação, stress e coping)
- Prevenção do suicídio
- Bullying



2 comentários:

JOSÉ RIBEIRO MARTO disse...

Comento aqui .
Este blogue é muito interessante , pois aqui impera conhecimento aliado a uma fina sensibilidade de recorte humaníssimo . O que mais apreciei foi sem dúvida a lucidez e tranquilidade com que se abordam questões que nos fazem ferver diariamente outras com as quais nos confrontamos e que só aparentemente são invisíveis .
Toda esta serenidade reflexiva anda muito afastada nos fóruns de discussão que não são os estritamente profissionais .
Apraz-me também muito , o cruzamento de outros olhares que nos ajudam sempre a perceber do que falamos, quando falamos de .
Por isso , minha cara Ana De Portugal , muito obrigado , por esta lufada de ar fresco .

cordialmente
________ JRMARTO

cristina simões disse...

Escrever neste blogue, ajuda-me a ler, reler, pensar sobre o meu viver e sentir, e tem de me fazer sentido, senão não escrevo.Eu é que agradeço, o apoio.
Um abraço
Ana P.