quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Síndrome de Hubris


Na revista Cerveau et Psycho nº 34 de Agosto de 2009, foi publicado um artigo de Sebastian Diegues -  neuropsicólogo do laboratório de neurociências cognitivas (Suíça) -  sobre o livro de David Owen  In Sickness and in Power, publicado em 2008, que descreve as patologias do carácter dos chefes de Estado durante os últimos 100 anos.
O conceito de Hubris foi retirado da filosofia grega – Platão e Aristóteles – mas também do teatro.
D. Owen (Ler uma entrevista sua, na Etiqueta Entrevistas) descreve 14 sintomas que segundo ele, caracterizam o Sindrome de Hubris ou (Sindrome de presunção). Para ter este síndrome é preciso apresentar no mínimo 3 sintomas. Uns são próprios do Síndrome de Hubris outros são comuns aos critérios de diagnóstico da personalidade narcísica, da personalidade anti-social ou da histriónica.

1. Inclinação narcisista para ver o mundo como uma arena onde exerce o seu poder e procura glória. (*)
2. Predisposições para lançar acções susceptíveis de apresentar o indivíduo sob facetas favoráveis, isto é, que possam ornamentar a sua imagem. (*)
3. Atracção desmedida pela imagem e pela aparência (*)
4. Maneira messiânica de evocar os negócios correntes e tendência a exaltação. (*)
5. Identificação com a nação ou organização, ao ponto do indivíduo pensar que o seu ponto de vista e os seus interesses são idênticos à nação ou à organização (SH)
6. Tendência a falar de si na 3º pessoa. (SH)
7. Confiança excessiva no seu próprio julgamento e despeito pelas críticas ou conselhos de outros. (*)
8. Sentido de omnipotência sobre o que o individuo é pessoalmente capaz de realizar. (*)
9. Crença que em vez de ser responsável diante dos seus colegas ou da opinião pública, deverá responder perante um único tribunal, o tribunal da história. (*)
10. Crença inabalável que o julgamento deste tribunal lhe será favorável. (SH)
11. Perda de contacto com a realidade, associada a um isolamento progressivo. (**)
12. Agitação, imprudência e impulsividade. (SH)
13. Tendência a atribuir importância à sua visão, às suas escolhas, o que evita tomar em consideração os aspectos práticos ou a avaliar os custos e as consequências. (SH)
14. Incompetência “hubristique”, quando as coisas correm mal,  porque uma confiança em si foi excessiva, o que levou o líder a negligenciar os procedimentos habituais da política e o direito (***)

Um pouco de humor
Em síntese, a característica principal  deste síndrome, é ser visível a todos, menos ao próprio e aos seus fiéis.

Legenda:
(SH) Características próprias do síndrome de hubris; * Características próprias da personalidade narcísica;  ** Características próprias da personalidade anti-social; *** Características próprias da personalidade histriónica

Foto: cristina simões

Sem comentários: