domingo, 23 de janeiro de 2011

Adolescentes narcísicos na escola



Devido à personalidade do adolescente ainda estar em formação, é necessário ter muito cuidado no diagnóstico das perturbações narcísicas da adolescência. Há contudo, orientações na literatura, mas ficam para outra ocasião.

No trato, os adolescentes que apresentam perturbação narcísica de personalidade - que se pode situar desde um nível mais grave (patologia anti-social) a um nível menos grave (patologia neurótica) – podem apresentar uma atitude de auto confiança e de encantadora sedução, ou então, de ansiedade, tensão ou timidez. O mesmo adolescente, pode também oscilar entre estes dois estados. Mas tanto uns quanto outros, sentem-se desligados emocionalmente dos demais e anseiam, na relação, pela satisfação das suas necessidades narcísicas. Também têm em comum, considerarem que "as regras não se aplicam” a eles, o que pode explicar as atitudes de recusa na aprendizagem escolar. Caso apresentem uma atitude crítica, com manifesta oposição, é habitual se o assunto não lhes interessa particularmente,  não estudarem ou se esforçarem o suficiente, de modo a terem uma opinião fundamentada de acordo com os ensinamentos do professor.

Deixo-vos uma caracterização destas perturbações na adolescência, que são um dos factores que contribuem para o insucesso escolar e outras atitudes face à escola:

Devido ao self grandioso patológico, estes adolescentes mostram uma exagerada auto-referência e são autocentrados, têm fantasias grandiosas que muitas vezes exprimem em traços exibicionistas, atitudes de superioridade, negligência e uma discrepância entre ambições e capacidades limitadas. São muito dependentes da admiração dos outros, mas demonstram pouco ou nenhuma gratidão para com aqueles de quem dependem. A superficialidade da sua vida emocional e experiências próprias reflecte-se, muitas vezes, num sentimento de vazio, aborrecimento e necessidade de estímulos.

Frequentemente o sintoma dominante é a falência escolar significativa. Estes adolescentes têm grande dificuldade em aprender através dos outros ou de livros, apesar da sua fantasia de que todo o conhecimento deriva de si próprios ou da sua incorporação sem esforço daquilo com que entram em contacto. Se um adolescente narcísico é muito brilhante, pode ser um excelente aluno desde que não tenha de fazer grande esforço; e muitas das vezes estes jovens mostram um excelente funcionamento em assuntos em que estão no topo e quebras totais em assuntos em que não estão no topo, nos quais deveriam ter de fazer esforço, e nos quais o esforço – e a inveja inconsciente que desencadeia – é sentido como um insulto à sua auto-estima. A desvalorização secundária dos assuntos nos quais não têm êxito leva-os a um círculo vicioso de falência escolar.
O sentimento de grandiosidade e de ter os direitos, a desordenada inveja e desvalorização, e as limitações da empatia e empenhamento são sintomas cardinais da personalidade narcísica, facialmente observáveis nos adolescentes narcísicos.

Otto Kernberg, Agressividade e Auto-destrutividade na Relação Psicoterapêutica, Climepsi Editores

A perturbação anti-social é para Otto kernberg, a forma mais grave de narcisismo patológico.
Nas patologias boderline e anti-social os comportamentos podem ser mais graves que os descritos.
Veja aqui.


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