segunda-feira, 28 de maio de 2012

A intuição


Daniel Kahneman de 78 anos, é psicólogo especialista na psicologia do julgamento e da tomada de decisão. Deu uma entrevista ao Spiegel on line com o título Debunking the Myth of Intuition.

Da longa entrevista retirei esta pequena parte que acho muito interessante (pede-se desculpas pela tradução), porque ajuda a perceber, por exemplo, os deslumbramentos sentidos por alguém, ou os sentimentos de antipatia que não conseguimos controlar com recurso à razão.
....
Kahneman: Sim. Os psicólogos distinguem entre um "sistema 1" e um "sistema 2", que controlam nossas ações. Sistema 1 representa o que podemos chamar de intuição. Ele incansavelmente nos fornece impressões rápidas, intenções e sentimentos. Sistema 2, por outro lado, representa a razão, autocontrole e inteligência.

Spiegel: Em outras palavras, nossa autoconsciência?

Kahneman: Sim. Sistema 2 é aquele que acredita que ele está tomando as decisões. Mas, na realidade, na maioria das vezes, o Sistema 1 age por conta própria, sem estar ciente disso. É um sistema que decide se você gosta de uma pessoa, que pensamentos ou associações vêm à mente, e que você sente. Tudo isso acontece automaticamente. Você não pode ajudá-lo, e ainda muitas vezes você baseia suas decisões sobre ele.

Spiegel: E o Sistema 1 nunca dorme?

Kahneman: Isso mesmo. Sistema 1 nunca pode ser desligado. Você não pode pará-lo de fazer a sua coisa. Sistema de 2, por outro lado, é lento e só se torna activo, quando necessário. Lento, o pensamento deliberado é trabalho duro. Ele consome recursos químicos no cérebro, e as pessoas geralmente não gostam disso. É acompanhada por excitação física, aumentando a frequência cardíaca e pressão arterial, as glândulas sudoríparas ativadas e pupilas dilatadas.

....
A entrevista na íntegra pode ser lida aqui.

Sem comentários: