quinta-feira, 10 de maio de 2012

Conseguir o perdão pela violência


Artemisia Gentileschi Danae (detalhe)

“…um ato que nega o medo Se fizer uma coisa sexual, tenho de ser punido, mediante o outro, torturo-te até obrigar-te, pela intensidade do teu sofrimento, a perdoar-me, a libertar-me do sentimento de culpa que bloqueia o meu prazer, e deste modo, pelo teu perdão e nele, a dar-me satisfação sexual.
O sádico que se supõe independente trai, desta forma, a sua dependência profunda em relação à vítima. Pela forma, tenta obrigar esta a amá-lo. O amor que busca é primitivo, significando provisão narcísica.
O modelo deste tipo de sadismo é o rei Frederico Guilherme da Prússia, que costumava bater nos súbitos, berrando, Não tens que me temer, tens que me amar”.
Otto Fenichel Teoria Psicanalítica das Neuroses Livraria Atheneu

Podemos transferir esta interpretação para os quadros de violência doméstica - o perdão da vítima é libertador, num ciclo que se perpetua.

Sem comentários: