segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O erro de Einstein


E Einstein? Qual foi, afinal, o erro de Einstein? Einstein achava que as mulheres não tinham aptidão para a ciência por não serem criativas. Apesar disso, nutria sincera admiração por Madame Curie, considerando-a uma excepção à regra. Tal não o impediu de comentar a um amigo que ela "não era suficientemente atraente para ser perigosa para quem quer que seja". Einstein cometeu erros. Mas a depreciação que fez das mulheres foi, decerto, o seu maior erro.
Carlos Fiolhais, Físico, Professor universitário, Jornal Publico, 7/01/11


São atribuídos a Einstein um conjunto de pensamentos inspirados sobre o amor, que nos fazem pressentir a existência de uma alma gentil e delicada face às emoções do coração. Por esta razão, aproveitar o desabafo que Einstein fez ao amigo sobre Madame Curie, pode ser considerado no mínimo, uma apropriação selvagem que desconhece de igual modo a moralidade de uma época.
Mesmo assim prossigo. Os cientistas sociais chamar-lhe-iam um preconceito, uma crença, mas um prefiro considerá-lo um comportamento ambivalente – que manifesta uma atitude que desqualifica as mulheres e em simultâneo, um desejo por elas.

Einstein não conseguiu dar-se conta que a mulher também pode ser intelectualmente criativa.
Há múltiplas variantes desta fantasia: como pode ser bela e inteligente? Como pode ser moderna e sofisticada e saber governar uma casa?

A necessidade de isolar de um modo estanque, o bom de um lado e o mau de outro, tem na base a dificuldade em tolerar sentimentos positivos e negativos, pela mesma pessoa. E gostar dela ou amá-la para além disso.
O resultado costuma ser a dificuldade em confiar nas outras pessoas, cujos comportamentos mais evidentes, serão as manifestações de amor mas também de agressividade, por uma em particular. O conflito pode não ter solução.
De acordo com o modelo psicanalítico, “separar todas as pessoas e todas as coisas em categorias de comportamento completamente antitéticas”*, corresponde a uma fase de desenvolvimento, primitiva.

*Otto Fenichel, Teoria Psicanalítica das Neuroses


2 comentários:

$hort disse...

Gosto deste blog!

;D

cristina simões disse...

Caro "D"
Gosto de saber que gosta do meu blogue. Julgo que as coisas que escrevo, lhe fazem sentido.