sábado, 17 de março de 2012

Crianças difíceis


de Jonathan Mak (aqui)

“…se a criança não experimenta dose suficiente de felicidade nos seus primeiros anos, sua capacidade de desenvolver uma atitude de esperança, bem como de amor e confiança nas demais pessoas, há- de ver-se perturbada. Não se infere daí, contudo, que a capacidade de amor e felicidade que se desenvolve na criança, esteja em proporção direta com a quantidade de amor que lhe é concedida. Existem realmente crianças que em suas mentes inconscientes criam figuras parentais excessivamente rígidas e intolerantes – as quais perturbam o relacionamento com os verdadeiros pais e com as pessoas em geral – muito embora os pais se tenham mostrado bondosos e amorosos para com elas.” Melanie Klein (1937)
Melanie Klein e Joan Riviere Amor, Ódio e Reparação Imago Editora

Eu também diria que nas nossas mentes (e práticas diárias), reside como que uma fórmula para a capacidade de amar - só sabe amar quem foi amado. Mas Melanie Klein, pioneira na psicanalise infantil, encontrou esta inesperada exceção. A sabedoria popular sempre falou dela.
Possivelmente a evolução destas crianças (habitualmente identificadas por crianças difíceis), dependerá de um amor longamente expresso e nunca abandonado, a que o povo chama de paciência.

Sem comentários: