quinta-feira, 29 de março de 2012

Somos feitos da matéria dos sonhos


Thomas Hart Benton The Engineers Dream

“Somos feitos da matéria dos sonhos” dizia William Shakespeare.
Parece-me ser uma ideia feita na cabeça de muita gente que os pobres, digamos assim, ou as pessoas que se encontram recentemente em situação económica difícil, só estão preocupadas com as questões ligadas às suas necessidades básicas de sobrevivência, e por tal, não têm aspirações de ordem superior, como seja a busca de um sentido para a sua existência.
É um preconceito de uma certa classe de privilegiados que pretendem com isso justificar a sua supremacia. Ou então, culpabilizam-se por, apesar de possuírem bens, sentirem desalento ou vazio.
A este propósito Martin Seligman, “o pai” da Psicologia Positiva, aquando do seu envolvimento em projetos governamentais em Africa, refere numa entrevista: “Se pensa que os Tutsi Ruandeses, estão só preocupados em cicatrizar as feridas dos massacres, tem uma caricatura da violência étnica. Os Tutsi estavam e estão, enormemente preocupados com a justiça, a igualdade, a dignidade e a coragem.” Pelos longos anos de experiência em saúde mental, acrescenta “Se pensa que as pessoas gravemente deprimidas só se preocupam por aliviar o seu sofrimento, então não conhece a depressão. As pessoas deprimidas preocupam-se muito em não ser um peso para os outros, pela sua integridade pessoal, pela justiça política, e em encontrar um sentido”.
Todos nós somos seres espirituais.






Sem comentários: