segunda-feira, 14 de maio de 2012

Percebi que é inútil falar


Nathan Spotts

“Percebi que é inútil falar aos outros sobre coisas que não sabem.”
C. G. Jung Memórias Sonhos e Reflexões Editora Nova Fronteira

Não é por sermos ingénuos que pretendemos convencer o outro de uma ideia que para nós é de relevante significado, mas que para ele, não o tem. No nosso íntimo julgamos que não se trata de uma opinião pessoal. Acreditamos que ela transporta não só o sentido das coisas do mundo, como nos define. Mas o alheamento do outro não consente este ver o mundo de dentro para fora. Por isso insistimos.
Com o tempo, percebemos que mesmo com todas as razões, não merece a pena falar de coisas para as quais os outros ainda não tiveram uma experiencia que os ajudasse a compreender.
Pode ser desconcertante fazer um esforço para retirar o que não é partilhado e consagrar-se ao essencial, mas é bom que seja feito, para bem de todos.

2 comentários:

mar disse...

:)

Eu gosto do que aqui se diz e do que, no silêncio, se revela, nessa incalculável imperfeição que a mente humana formula e sintoniza em perfeita sincronia com a linguagem dos afectos.

Bem-haja!

cristina simões disse...

Nunca se sabe para quem se escreve, ou se fazem algum sentido os fragmentos das imperfeições que aqui deixo. Por isso as suas palavras são um estímulo para continuar.
Bem-haja, para si também