sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O desespero

imagem do filme O Cavaleiro das Trevas Renasce

 “… quando tende a agir, tende a não perceber e quando efetivamente percebe, nada pode fazer de prático com suas perceções. A lucidez dessas perceções, contraposta à atuação compulsiva e quase sempre desastrada, pode gerar um grau insuportável de desespero que o conduza, inclusive, ao suicídio.”
Luís Cláudio Figueiredo O Caso-limite e as Sabotagens do Prazer Revista Latino Americana de Psicopatologia Fundamental, III, 2,61-87 (é sobre a patologia borderline)

Dizendo este texto respeito à dor, por dificuldade em se desembaraçar do conflito após ter agido mal, relembrei-me ontem deste assunto enquanto assistia ao ultimo filme do Batman O Cavaleiro das Trevas Renasce (do qual retirei a imagem do poço que ilustra este post ), que é uma fantástica metáfora à vida.
Batman que embora tenha escolhido a solidão, permitiu-se enfrentar os demónios do passado, explorar sentimentos e daí descobrir forças novas.
Se há uma moral da história, poderá ser:o que importa é, apesar de cair várias vezes ao tentar escapar por aquele poço, tentou reparar as situações e ultrapassou os obstáculos 

Sem comentários: