terça-feira, 8 de junho de 2010

Peter Singer e a Ciência da Felicidade


“ Alguns dos meus colegas, académicos bem remunerados e bem sucedidos, entregavam um quarto do seu ordenado anual aos seus analistas! Isto era para as pessoas que, tanto quanto me era dado a perceber, não eram nem mais nem menos perturbadas do que as que não faziam análise, e, com excepção do seu empenho na análise, não me pareciam diferentes das pessoas que eu conhecera em Oxford ou Melbourne. Perguntei aos meus amigos por que razão faziam aquilo. Responderam que se sentiam reprimidas, ou tinham tensões psicológicas por resolver, ou não viam sentido para a vida. Deu-me vontade de pegar nelas e abaná-las. Estas pessoas eram inteligentes, talentosas, abastadas e viviam numa das cidades mais estimulantes do mundo.”
Peter Singer, Como havemos de viver? Dinalivro 2006


Peter Singer (filósofo) refere-se à necessidade de darmos à nossa vida, um sentido, um propósito, que envolva a responsabilidade por todos os seres vivos e pelo planeta, para além dos nossos desejos pessoais. Mas, quem é feliz?
David Myers (página pessoal) investigador na área da Psicologia Positiva, define as pessoas felizes: têm auto – estima, boas relações íntimas, traços de caracter, sentido de pertencer à comunidade e experiências óptimas (aqui).
Na actualidade, os investigadores, como refere Barros de Oliveira, Psicólogo da Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto: “ não focam tanto quem é feliz, mas quando e porque se é feliz”. O que nos remete para a necessidade de desenvolvermos estratégias (de comunicação, gestão de conflitos…),  para lidarmos com a vida.
Ainda a propósito do texto de Peter Singer, nas sociedades modernas, o bem-estar material não resultou em melhorias no bem-estar psicológico.
Sobre a importância do dinheiro, sabemos também que, depois de atingirmos um nível socioeconómico necessário para vivermos com dignidade, mais dinheiro não faz aumentar os índices de felicidade.

Outros recursos, sobre a Felicidade:

http://www.cappeu.com/

Sem comentários: