terça-feira, 21 de setembro de 2010

As vítimas do engano

Paula Rego, A fada azul sussura para Pinóquio

Esta é a história de Patrick e das suas namoradas, para  ilustrar o mecanismo de defesa projecção.
A projecção é uma operação pela qual todos nós, uma vez por outra, em maior ou menor grau, recorremos para controlar o sofrimento, ao infligirmos em outra pessoa, qualidades, sentimentos e desejos que desconhecemos ou nos recusamos a aceitar em nós próprios. Mas há quem utilize a projecção, como um traço de carácter. A nível do desenvolvimento, é uma defesa primitiva.

Confesso que até há bem pouco tempo, esta explicação do mecanismo, me satisfez, mas Graham Music em Afecto e Emoção, é incisivo: a “vítima” passa a sofrer de estados emocionais que nos recusamos a viver. É esta a função da projecção, usada nos relacionamentos pessoais, sociais e profissionais.

Aqui fica a história de Patrick, descrita por Graham Music. Nesta história, há quem veja só uma "vítima", há quem veja duas, contando com o próprio Patrick.
Quando Patrik era criança, sua mãe dedicou-lhe algum amor - a esperança de uma intimidade amorosa – mas esta esperança foi desfeita, pelo consumo materno de drogas. Patrick que tem dificuldades nas relações de intimidade, reproduz nos seus relacionamentos amorosos, este padrão, não é capaz de lhes dar continuidade.

“…é a experiencia que as suas vítimas sofrem com ele. Um sentimento que se revela insuportável é descarregado sobre outra pessoa, e é deste modo que as mulheres que se apaixonam por ele sofrem estados emocionais que ele não é capaz de suportar. Estas formas de comunicação podem tornar-se um traço enraizado, e o certo é que podem também trazer consigo certos benefícios secundários. As vítimas do engano, quando mais tarde enganam outras pessoas, começam, em alguns casos, por tentar assim livrar-se dos seus sentimentos servindo-se dos outros, mas começam depois a procurar o prazer do poder e do exercício do controlo.”Graham Music



Sem comentários: