“Para que a aprendizagem tenha lugar, é inevitável um certo montante de frustração – a frustração de não se conhecer alguma coisa ou de se sentir confusão e ansiedade devido ao que se ignora. A capacidade de suportar estes sentimentos determina a capacidade de aprender.”
“… refere-se à capacidade de tolerar a incerteza de uma ideia/situação nova que embate contra as velhas ideias e maneiras de funcionamento que é necessário mudar.”
A tolerância a essa frustração é fundamental para que o indivíduo seja capaz de decompor os pensamento previamente elaborados e desta forma, aumentar o seu poder de abstracção. Por esta razão, o facilitismo ou a protecção excessiva de crianças e jovens, compromete a aprendizagem.
Rocky Emanuel é psicoterapeuta infantil e de adultos, e desempenha o lugar de Consultant Child Psychotherapist no Royal Free Hospital de Londres, sendo director do serviço de Psicoterapia Infantil na Camden and Islington Cmmunity NHS Trust. Ensina também na Tavistock Clinic, em Londres
“… refere-se à capacidade de tolerar a incerteza de uma ideia/situação nova que embate contra as velhas ideias e maneiras de funcionamento que é necessário mudar.”
Ansiedade, Rocky Emanuel, Editora Almedina
Rocky Emanuel é psicoterapeuta infantil e de adultos, e desempenha o lugar de Consultant Child Psychotherapist no Royal Free Hospital de Londres, sendo director do serviço de Psicoterapia Infantil na Camden and Islington Cmmunity NHS Trust. Ensina também na Tavistock Clinic, em Londres
Sem comentários:
Enviar um comentário