sábado, 4 de setembro de 2010

O amor verdadeiro

Será que o amor verdadeiro existe?
Cada um de nós terá o seu entendimento sobre o que poderá ser, mas julgo ser unânime o pressentimento que é um estado raro, extraordinário, acima de instintos medíocres. Escapa-nos, a nós, e à ciência.
À pergunta que o site Edge (aqui) colocou em 2005 a cientistas e outros pensadores “O que é que acredita ser verdade, mesmo sem poder prová-lo” David Buss, psicólogo, respondeu: Acredito no amor verdadeiro.
Mas David Buss admite que, apesar de ter larga experiência com homens e mulheres sobre o acasalamento humano – descobriu por exemplo,”as maneiras espantosamente criativas que homens e mulheres empregam para enganar e manipular-se uns aos outros” – acredita, mas não consegue apresentar prova cientifica que o amor verdadeiro, existe.
David Buss ainda não descobriu, mas talvez esteja presente uma característica especial em certas relações que seja indicadora do amor verdadeiro: ser possível, para cada um, estar à sua maneira, quer nos momentos bons, quer nos conflitos, e continuar a ser aceite e acarinhado pelo outro.

David Buss é professor na Faculdade de Psicologia da Universidade do Texas, em Austin, EUA. É autor de The Evolution of Desire e The Murderer Next Door: Why the Mind is Designed to kill.

As respostas de cientistas e pensadores (e de David Buss) à pergunta “O que é que acredita ser verdade, mesmo sem poder prová-lo”, encontra –se publicada, em livro, sob o titulo "Grandes Ideias Impossíveis de Provar” Edições Tinta da China.











Sem comentários: