domingo, 29 de abril de 2012

O tempo


de Nathan Spotts

“Recordemos o mito grego da criação. Gaia, a Terra, e Úrano, o Céu, irmãos e esposos, estavam unidos um ao outro. O marido desenvolvia uma atividade sexual ininterrupta, o seu pénis não chegava sequer a deixar a vagina da sua mulher. Esta, engendrava crianças que, devido à posição desconfortável do pénis, permaneciam fechadas no seu seio. Até ao dia em que Crono, um destes infelizes filhos, decidiu castrar o pai. Foi então que o céu se separou da Terra, cada um deles tomou um movimento independente, o Sol e as estrelas começaram a circular de leste para oeste, as estações sucederam-se e instaurou-se o ciclo anual. O tempo surgiu. Por isso este filho justiceiro foi chamado Crono, o Tempo.
Sem corte e separação a noção de duração não existe. No entanto, no psicopata não se observa diferenciação porque também não há sequer união prévia. É nisto que ele é diferente do psicótico.
Estas observações aplicam-se igualmente aos psicopatas que vivem e agem como comandados por um relógio. Estes delinquentes organizam o seu delito de forma muito precisa e com sangue-frio, como se estivessem debaixo de intensa coação interna. A sua moral é formal e não é marcada pela reflexão, mas apenas por imperativos de obediência e de tranquilização destinados à sua salvaguarda”.
Albert Eiguer Pequeno Tratado das Perversões Morais Climepsi

“Os doentes com perturbação narcísica da personalidade não têm noção da passagem do tempo, da importância de planear o futuro ou do confronto entre experiencia e comportamento reais e ideais; apenas podem melhorar desconfortos presentes e reduzir a tensão se atingirem imediatamente objetivos desejados.  A  sua impossibilidade de aprender através da experiência expressa a mesma incapacidade em conceber a sua vida para além do momento imediato."
Otto Kernberg Agressividade Narcisismo e Auto-destrutividade na Relação Psicoterapêutica Climepsi



Sem comentários: