terça-feira, 15 de março de 2011

O desempenho dos professores

As exigências do ensino sugerem atitudes positivas. Quais as características de personalidade que protegem contra a adversidade e podem contribuir para a eficácia do professor?
O estudo de M. Seligman, publicado em 2009 no The Journal of Positive Psychology sob o título Positive predictors of teacher effectiveness, concluiu que o optimismo, a coragem e a satisfação com a vida, no professor, têm ganhos académicos para os alunos. Ou seja, todos estes três traços positivos, influenciam a eficácia docente. No entanto, a coragem/persistência e a satisfação, permanecem como preditores para um bom desempenho.
Estes resultados sugerem que os traços positivos devem ser considerados na selecção e formação de professores.
Aceda ao estudo aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada pelo estudo. Já imprimi para ler com toda a atenção porque o tema interessa-me muitissimo. Mais importante do que preocuparmo-nos como podem os professores motivar os seus alunos, é que os professores saibam como se podem tornar mais eficazes.

cristina simões disse...

O estudo faz-me muito sentido. Para quem se interessa é importante lê-lo. A partir dele, percebesse o mal que é desistir de um aluno e o facilitismo no ensino - não colocar desafios porque não se acredita que o aluno seja capaz.